Você já ouviu falar do Experimento do Marshmallow? É um estudo famoso sobre gratificação adiada que tem algumas implicações interessantes para o desenvolvimento pessoal. No estudo, crianças foram oferecidas uma escolha entre uma pequena recompensa imediata ou uma recompensa maior mais tarde, se conseguissem esperar. Os resultados mostraram que aqueles que foram capazes de esperar tendiam a ter um desempenho melhor na vida.
Hoje falaremos sobre o famoso Experimento do Marshmallow de Stanford, estudo seminal sobre gratificação instantânea e diferida. Como a paciência de uma criança para aguardar uma recompensa maior pode influenciar na vida adulta?
Gratificação e Experimento do Marshmallow
“A reação emocional agradável de felicidade em resposta ao cumprimento de um desejo ou objetivo.”
O termo gratificação instantânea é muitas vezes usado para rotular as satisfações obtidas por comportamentos mais impulsivos: escolher o agora em vez de o amanhã.
- A habilidade de dar preferência para as metas de longo prazo em detrimento de prazeres mais imediatos é conhecida como adiamento da gratificação, ou paciência, e é geralmente considerada uma virtude, produzindo recompensas a longo prazo.
Segundo estudos, o córtex pré-frontal atua na incidência destes dois tipos de gratificação, principalmente no caso da gratificação adiada, já que uma de suas funções envolve a predição de eventos futuros.
o experimento do marshmallow é um Estudo sobre gratificação adiada de 1972 conduzido pelo psicólogo Walter Mischel, professor da Universidade de Stanford.
Objetivo do Experimento do Marshmallow
Entender quando o mecanismo de recompensa diferida se desenvolve em crianças
Metodologia: o pesquisador oferecia à criança a escolha entre
- 1 Recompensa, imediatamente;
- 2 Recompensas, se ela esperasse por um tempo;
O pesquisador saía da sala por cerca de 15 minutos.
Em estudos posteriores, concluiram que as crianças que conseguiam esperar pela recompensa maior tiveram melhores resultados em sua vida posterior, como:
- Notas no SAT (”ENEM Americano”)
- Retenção escolar
- IMC
Outras Conclusões Interessantes do Experimento do Marshmallow
- Focar em outra coisa que não a recompensa teve resultados melhores do que focar na recompensa futura.
- Ex: Crianças que cobriram os olhos, inventaram jogos, cantaram ou dormiram tiveram um resultado melhor do que as que prestaram atenção no prêmio. Essas só se frustraram mais.
Quer saber mais sobre a motivação humana? Confira abaixo!
Maslow Desvendado: O Guia Definitivo para Escalar a Pirâmide da Vida
Encontre a sua felicidade: como a Pirâmide de Maslow pode te guiar para uma vida mais plena