O efeito de enquadramento é um viés cognitivo em que indivíduos reagem de maneira diferente às mesmas informações, dependendo de como elas são apresentadas ou “enquadradas”.
Isso significa que as pessoas são influenciadas não apenas pelo conteúdo de uma mensagem, mas também pela forma como ela é comunicada e pelo contexto em que é apresentada.
Como o Efeito de Enquadramento influencia a sua vida:
Nos negócios, o efeito de enquadramento pode ser usado para influenciar o comportamento do consumidor, a tomada de decisões e as atitudes. Por exemplo, uma campanha de marketing que apresenta um produto como um item de luxo pode apelar para o desejo dos consumidores por status e exclusividade.
Na vida pessoal, o efeito de enquadramento pode influenciar percepções de risco ou recompensa, bem como atitudes em relação à saúde, segurança e outras questões importantes.
Conheça mais VIESES COGNITIVOS e como AFETAM sua VIDA aqui.
Como atenuar seus efeitos:
Estar ciente de como as informações são apresentadas e buscar ativamente pontos de vista alternativos. Isso pode incluir fazer perguntas e considerar múltiplas perspectivas para obter uma compreensão mais equilibrada de uma situação.
Deixar de lado as reações emocionais e focar em critérios objetivos pode ajudar a minimizar a influência do viés de enquadramento.
Reservar um tempo para refletir sobre decisões passadas e avaliar o papel do viés de enquadramento nessas decisões pode ajudar a aumentar a conscientização e desenvolver estratégias para tomadas de decisão mais eficazes no futuro.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nossa série sobre Vieses Cognitivos e aprenda a controlar seu cérebro como o Professor Xavier!
Vieses Cognitivos: Como Seu Cérebro Pode Te Enganar e Afetar Suas Decisões
Efeito Halo: o perigo Oculto da Primeira Impressão
Efeito Dunning-Kruger: Você Sabe Menos do que Pensa?
Síndrome do Impostor: ‘Será que sou uma Fraude?’
Aprenda a contornar a Falácia do Custo Irrecuperável e tome decisões mais inteligentes
O Efeito Horn: O lado sombrio dos vieses cognitivos 😈
Aprenda a usar a Heurística da Disponibilidade para tomar decisões mais inteligentes