Quando se trata de filosofia, Platão é um dos grandes nomes da história. As ideias deste discípulo de Sócrates sobre a realidade, a alma humana e a política têm sido discutidas e estudadas há séculos. Mas você sabia que as ideias de Platão também inspiraram a cultura pop? As teorias platônicas influenciaram muitas obras de entretenimento, desde filmes a programas de TV a grandes obras da literatura.
Conheça mais filósofos importantes
No artigo de hoje, vamos explorar algumas das principais ideias de Platão e como elas influenciaram a cultura pop. Então, prepare-se para uma jornada pelos mundos fictícios criados a partir da filosofia platônica!
A teoria das formas e Matrix
Uma das ideias mais famosas de Platão é a teoria das formas, que afirma que a realidade que percebemos é apenas uma sombra das formas perfeitas e imutáveis que existem no mundo das ideias. O mundo das ideias é uma abstração que só pode existir no âmbito da mente. Sendo assim, é viável ser perfeccionista e idealizar coisas que não podem ser transferidas ao mundo real?
Essa teoria inspirou a famosa cena de Matrix em que Morpheus oferece a Neo a escolha entre tomar a pílula vermelha e descobrir a verdadeira natureza da realidade ou tomar a pílula azul e continuar vivendo na ilusão.
Outro exemplo desta teoria aparece no âmbito da religião, com o mito do pecado original. A maçã que a serpente oferece a Eva representa exatamente a mesma coisa que a pílula vermelha. Morder o fruto proibido te leva da inocência infantil à percepção de realidade que a maturidade da vida adulta exige.
Dessa forma, temos um exemplo claro de dilema moral. É melhor se autoenganar ou buscar a verdade?
A alegoria da caverna e a cultura pop
Outra ideia de Platão que inspirou a cultura pop é a alegoria da caverna, que descreve um grupo de pessoas que vivem presas em uma caverna e só conseguem ver as sombras das coisas que acontecem do lado de fora. Filmes e programas de TV usam frequentemente essa alegoria para descrever personagens que são ignorantes da verdadeira natureza das coisas. Um exemplo disso é a série Black Mirror, que usa a alegoria da caverna em vários episódios.
Outro exemplo da Alegoria da Caverna de Platão aparece no filme “O Show de Truman”. Neste filme, o personagem principal tem sua vida monitorada e transmitida pela televisão 24/7. O pobre Truman não tem consciência de que sua vida não passa de uma ilusão.
Afinal, em um mundo em constante mudança, é possível descobrir a verdade? Seria o ato de se distrair e buscar algo que te iluda por um instante uma forma de defesa da psiquê humana do bombardeio de informações alheias à sua natureza?
A alma tripartida e a personalidade de personagens
Platão acreditava que a alma humana era dividida em três partes: o logos (razão), o thumos (emoção) e o eros (desejo).
Essa teoria inspirou muitos escritores e roteiristas a criar personagens com personalidades complexas e multifacetadas. Um exemplo disso é o personagem Tony Soprano, da série The Sopranos, que tem uma personalidade complexa e muitas vezes contraditória.
Da mesma forma, o personagem Michael Corleone, de “O Poderoso Chefão”, vive uma constante luta interna para sobrepor seu logos ao seu thumos. Esta busca da sobreposição da razão à emoção e ao eros é típica de pessoas com a personalidade atribuída a Michael no teste de Myers-Briggs (MBTI), INTJ.
Finalmente, Dostoyevski cita a divisão da alma em sua obra seminal, “Os Irmãos Karamazov”. Cada irmão representa uma das correntes filosóficas da época e, indiretamente, uma das partes da alma de Platão.
Conclusão:
Como vimos neste artigo, as ideias de Platão tiveram uma grande influência na cultura pop. Desde filmes a programas de TV e clássicos da literatura, muitas obras de entretenimento se inspiraram pela filosofia platônica.
Esperamos que esta breve exploração tenha ajudado a despertar seu interesse pelas ideias desse grande filósofo e incentivado você a procurar mais informações sobre ele e sua obra.
Qual obra de ficção você gostaria que tivéssemos incluído? Deixe seu comentário!